Hoje vamos falar de um assunto que interfere diretamente na saúde dos fios e muitas pessoas não sabem exatamente o que é, estamos falando do pH dos fios de cabelo.
O pH é a sigla de "potencial hidrogiônico", ele indica o quanto uma substância é ácida ou alcalina, sendo o ácido o oposto de alcalino. Quem já estudou um pouco sobre química já deve também ter ouvido falar sobre a tabela do pH que é representada com os números de 0 a 14, sendo de 0 a 6 considerado ácido e de 8 a 14 alcalino, e o 7 representa o neutro, porém no mundo da cosmética isso não funciona muito bem, porque o pH das nossas unhas, pele e cabelo são de 4,5 a 5,5 em média, ou seja: levemente ácido, muitas pessoas costumam assimilar a palavra "ácido" a algo ruim devido aquela substância corrosiva com o mesmo nome, mas essa acidez que estamos falando, a dos cabelos, é boa! Cabelo saudável é cabelo ácido (não muito ácido).
O problema de tudo isso é que grande parte dos procedimentos químicos que submetemos o cabelo desequilibra o pH dele. Exemplo uma descoloração ou um relaxamento sobe o pH de um fio até ele ficar alcalino, e um fio com o pH alcalino fica com as cutículas abertas, consequentemente um cabelo ácido que é o oposto do alcalino tem as cutículas fechadas o que proporciona uma aparência saudável.
Observe que em alguns produtos vem escrito o pH dele, em produtos de tratamento vemos um pH baixo e em um shampoo anti resíduos vemos um pH super alto porque é um produto destinado a abrir bem a cutícula do cabelo para receber alguma química em seguida.
Então você faz um procedimento de descoloração por exemplo, que é bem comum hoje em dia, consequentemente, você querendo ou não ele ficará com o pH alto, e o que deve ser feito para esse cabelo sair do estado alcalino e voltar a ser ácido? - Usando os produtos com pH baixo, esquecendo que o shampoo anti resíduos existe na face da terra e usando um shampoo neutralizante pós química para equilibrar o que foi desequilibrado. Dessa necessidade de restaurar o pH dos fios que surgiu também aquelas idéias de colocar no cabelo vinagre de maçã, suco de limão entre outros, que são produtos super ácidos. Eu não aconselho muito o uso desse tipo de produto, mas se você for usar tenha moderação porque uma mudança de pH muito repentina no fio pode levar a quebra dele.
Há, e só mais uma coisinha, para aquelas mães que tem mania de usar o shampoo infantil do seu bebê quando o de adulto acaba, melhor evitar porque embora lá esteja escrito "shampoo neutro", ele só é neutro para o bebezinho porque eles têm um pH mais alto que o nosso, algo em torno de 7, e isso para o nosso cabelo já é considerado alto.
Tabela do Ph:

Nenhum comentário:
Postar um comentário