Se tem um tipo de cabelo que precisa de cuidados especiais é o descolorido! Para se ter um cabelo loiro geralmente é necessário ter paciência, conhecimento e um dinheirinho livre.
O loiro dos sonhos é criado no salão, mas quem mantém ele é a cliente! Não se esqueça disso.
Aqui estão algumas dicas muito importantes:
1. Hidratar ao menos uma vez por semana.
- Quando o fio de cabelo passa pelo processo de descoloração a água oxigenada e o pó descolorantes penetram no fio e retiram o pigmento do cabelo, mas eles não tiram só isso, junto com a cor vão muitos outros componentes essenciais ao fio, e a hidratação ajuda a devolver pelo menos uma parte deles.
2. Evitar banho de mar/piscina.
- Já ouviu falar ou passou pela situação de um cabelo entrar loirinho na água da piscina e sair de lá verde? Pois isso é plenamente possível de acontecer, por que na piscina tem uma substância chamada sulfato de cobre que tem a cor azul, que misturada com o amarelo do seu cabelo dá verde! Solução? Shampoo anti-resíduos ou, deixar seu cabelo de molho no leite morno, isso mesmo leite morno!
Além disso o pH da água da piscina é alcalino, o que significa ser prejudicial a saúde dos fios, principalmente os quimicamente tratados.
3. Evitar shampoo anti resíduos.
- O
shampoo anti resíduos tem a função de abrir a cutícula do cabelo e retirar qualquer vestígio de química anterior que ele conseguir, mas além disso ele também eleva o
pH do cabelo, que já é alto devido o processo da descoloração... o que não é nada bom para o fio de cabelo.
4. Evitar escova progressiva.
- Eu sei que é difícil, mas muitos cabeleireiros dizem: ou você é loira, ou você é lisa. E eles têm razão porque na verdade além de ser dois processos químicos super agressivos para o fio eles fazem duas coisas completamente diferentes. A descoloração deixa o fio de cabelo maleável, bem molinho, já a progressiva deixa o fio rígido, duro. Como se trata de uma mudança muita distinta, de um extremo ao outro, existe uma possibilidade bem grande de haver quebras de fios. Claro que isso não é regra, mas pode acontecer. E tem mais um ponto negativo nisso tudo: a progressiva dificulta o processo de clareamento por que ela forma uma película em volta do fio.
5. Não lavar o cabelo com água muito quente.
-Isso ajuda a desidratar o fio ainda mais!
6. Evitar ao máximo a chapinha.
-Convenhamos que na verdade a chapinha não é bom para nenhum tipo de cabelo. Calcule para um cabelo fragilizado então, se for usar tenta colocar numa temperatura mais baixa: 180 C ou menos.
7. Queratina é amiga do cabelo descolorido.
- Como já disse antes o cabelo perde muita coisa quando descolorido, inclusive queratina que é a proteína mais presente na composição do fio. Então passe no fio descolorido, mas sem excessos! Porque ela também pode ocasionar quebra.
8. A matização deve ser feita uma vez a cada 15 dias.
- A manutenção da cor também não pode ser esquecida, o cabelo loiro sofre oxidação com o contato com o sol, água de mar entre outros fatores que acaba deixando a cor do cabelo diferente da que ficou no dia em que você saiu do salão. Os matizadores são máscaras para hidratação pigmentadas, se for fazer a matização em casa observar se a marca que você usa não tem a fórmula concentrada, caso seja tem que ser misturado a um creme branco de hidratação para não ficar tão forte, se não for feito isso provavelmente seu cabelo ficará roxo.
9. Desembaraçar com paciência.
- Muita paciência mesmo! Principalmente se ele estiver sem elasticidade, comece sempre pelas pontas, sem pressa, e vá subindo até a raiz, de preferência com um pente largo.
10. Esperar o momento certo para um retoque.
- É essencial respeitar a saúde do cabelo e deixar o fio se recuperar entre uma descoloração e outra.
11. Hidratações constantes duas semanas após a descoloração.
- O cabelo loiro tem uma textura bem diferente comparado a qualquer outro tipo de cabelo, a restauração deve começar o quanto antes, e todas as lavagens nas duas semanas após a química aplicada a cabelo deve ser hidratado e em seguida condicionado, no próprio banho mesmo, nem precisa ficar esperando o tempo de pausa da máscara por completo, alguns minutos massageando o cabelo já é o suficiente.
12. Esqueça violeta genciana.
- Violeta genciana é usada para curativos e vende na farmácia por um valor bem baixinho, por ter uma pigmentação roxa bem forte é possível matizar o cabelo com ela misturando gotinhas á água ou uma máscara hidratante, mas há casos em que ela resseca o cabelo.