terça-feira, 1 de março de 2016

Como cuidar do cabelo na natação

A natação pode ser considerada um ótimo esporte, porém os produtos usados para manter a água da piscina fazem com que o pH dela seja um problema em potencial para qualquer cabelo, principalmente os quimicamente tratados.



Acontece que para um cabelo ser saudável o pH dele tem que estar entre 4,5 e 5,5, mas para uma piscina estar apta para a natação ela tem que estar com o pH entre 7,2 e 7,6, quando o fio de cabelo entra em contato com essa água alcalina suas cutículas abrem imediatamente, deixando o fio áspero e ressecado, e as pessoas que tem o cabelo descolorido ainda ganham de brinde: A falta de elasticidade e a alteração do tom, que pode chegar até na cor verde! Isso porque o sulfato de cobre que tem a cor azul é utilizado no tratamento da água, que misturado a cor amarela do cabelo o transforma em verde.

Para evitar tantos prejuízos sem precisar desistir da natação as dicas são as seguintes:

- Antes de entrar na piscina molhe o cabelo com água (sem ser a da piscina) para que não fique tanto espaço para absorção da água de piscina no fio.

- Coloque no seu cabelo bastante creme sem enxague ou leave-in após molhar ele, isso formará uma película protetora em volta do fio, dificultando  que a água da piscina chegue até ele.
Existem algumas marcas que possuem linhas de cosméticos especializados em praia/piscina, vale a pena investir!

- Use uma touca de silicone para natação com uma de tecido por baixo para evitar o atrito que o silicone causa diretamente no cabelo. Mesmo usando 2 toucas dependendo do tipo de nado que for praticado mesmo assim a água entrará em contato com seu cabelo em uma quantidade bem pequena. Por isso mesmo com as duas toucas é preciso molhar e depositar creme/leave-in no fio para uma melhor proteção.

- Mesmo com todas essas recomendações sendo seguidas, ainda assim após a aula de natação lave o cabelo o mais rápido possível e faça uma boa hidratação.